Fênix
Da mitologia grega a fênix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em um auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.
A fênix tem uma força que a faz ser capaz transportar em voo cargas muito pesadas. Podendo se transformar em uma ave de fogo. Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a fénix vivia exatamente quinhentos anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fénix queimava-se numa pira funerária.
Os gregos parecem ter se baseado em Bennu, da mitologia egípcia, representado na forma de uma ave
acinzentada semelhante à garça, hoje extinta, que habitava o Egito. A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim. Para os gregos, a fénix por vezes estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da fénix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza. Na China antiga a fénix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude, da força, da liberdade, e da inteligência.
0 comentários: